sexta-feira, 15 de junho de 2018

Fundo musical na mensagem, para quê?


O fundo musical, ultimamente (ou sempre?) tem sido usado, por alguns pregadores, como uma espécie de muleta para dar sustentação a Palavra. Será que ela precisa disso?

Não sou contra a música na igreja, pelo contrario me considero um amante dela. Desde que usada em seu momento oportuno. (1 Co 14.26-30).

A música produz ou manifesta alguns sentimentos na alma, então sugiro aos pregadores que se atenham apenas a pregação sem usar outros meios para atrair a atenção do ouvinte ou produzir emoções.

Ao usar esse método (o fundo musical) parece que tais pregadores querem que haja uma mescla de emoção e reflexão. Ou isso, ou não houve um bom preparo seja de estudo do tema pela Palavra, seja de oração.
Será que você precisa disso?

Lembro que Benny Hinn, foi um dos propagadores desse modismo. Claro sua intenção era preparar a mente dos ouvintes e assim poder sugestiona-las com mais facilidade, com o fim de derrubá-las pelo “espirito”.

A Palavra quando bem exposta não precisa se nenhuma “ajudinha”.

Muitos músicos têm perdido a reverencia, pois na hora da pregação ficam a dedilhar a guitarra ou usar teclado. Parem com isso!
Se bem que até entendo a situação de alguns de vocês. Nem sempre vocês são culpados, há aqueles pregadores que pedem e às vezes insistem para que seja dada uma ajudinha.
Mas tem também os “precavidos” que levam em Cd ou no celular o seu fundo musical, vai que lá (na igreja) não tenha um músico.

Caso alguém já tenha esquecido o apóstolo Paulo instruí como devemos nos portar ao nos reunirmos para o culto.(1 Co 14.26-30)

No momento da exposição da Palavra (método pouco usado hoje), o silencio deve imperar, dando espaço apenas para glorificações ao nome do Senhor (sem exageros).

Louvo a Deus, por que embora muitos bons pregadores tenham aderido a esse modismo, ainda há outros que preferem a simplicidade da mensagem.

Oriento aos músicos que por ventura venham a ler esse post que mantenham a reverência, não tenham medo.
E se for usar seu instrumento, espere o final da mensagem, o momento da oração e deixa Deus te usar.

Na Paz que excede todo entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário