quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Reconehcimento, um monumento a mão amiga


Devocional




Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: "Até aqui o Senhor nos ajudou". ( Samuel 7.12)




Amados irmãos, esse versículo está dentro de um contexto, de uma historia onde os Filisteus vão para atacar Israel e Israel está temeroso, embora já tenha se arrependido, orado e jejuado ao Senhor, o povo pede pra que Samuel ore e ofereça sacrifício a Deus. Ele assim o faz e Deus aceita o sacrifício ofertado por Samuel, troveja dos céus derrotando assim o inimigo do Seus povo, por isso Samuel ergue esse monumento e dá-lhe o nome de Ebenézer que quer dizer “até aqui nos ajudou o Senhor”.


O que me chama atenção nesse texto, nesse pequeno versículo, é uma manifestação de humildade.



A melhor e maior manifestação de humildade é o reconhecimento.



Reconhecimento que somos insuficientes, em determinadas situações.



Reconhecimento que somos pecadores.



Reconhecimento que somos falhos.
Reconhecimento que falhamos com alguém.
Reconhecimento que temos pecado contra o Senhor.
Reconhecimento de que com nossas próprias forças, não chegaríamos a lugar nenhum.
Foi o que Samuel levantou, colocou ali, um monumento ao reconhecimento, monumento a Deus dizendo: “se não fosse o Senhor, nós não teríamos vencido”. Sua mão nos deu a vitória.


Quantas vezes nós não temos essa humildade de reconhecer uma mão amiga, e somos egoístas, presunçosos, achando que o que conseguimos foi devido a nossa inteligência, por causa do nosso projeto?


Vamos baixar a bola! Tivemos ajuda de pessoas ao nosso redor e a mão de Deus estava ao nosso favor. A vontade permissiva de Deus estava a teu favor, para que você conseguisse alcançar teu objetivo.


Então que hoje e sempre possamos ter a humildade de reconhecer que de nós mesmos não estaríamos aqui, mas foi a Graça de Deus, quem sabe através de uma mão amiga, ou pelo Seu próprio poder, que nos ajudou. E possamos ao final do dia erguer um monumento a Ele dizendo: “até aqui nos ajudou o Senhor!”.



Na Paz que excede todo entendimento.

Um comentário: