quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Quando a fé não é o suficiente.


Conheço algumas pessoas que usam um expressão, acredito, muito equivocada quanto a fé. elas dizem: " o importante é a fé." ou "o importante é ter fé".
Contudo digo, sem medo de errar, que somente a fé não é o suficiente. Precisamos que ela seja acompanhada de dois elementos essencias para que a mesma seja eficaz.
Não estou com isso querendo complicar ou acrescentar algo a simplicidade da fé em Cristo,Deus me guarde! Mas ela já nos foi ensinada com esse elementos, algumas pessoas e que se esquecem disso.

Porém vamos primeiro a dois exemplos equivocados de fé.

De cem pessoas que tomaram um placebo como se fosse um analgésico, isso é comprovado cientificamente, sessenta pessoas se sentiram bem melhor após o terem tomado. O que causou a "cura" ? O pensamento, a atitude mental, dessas pessoas.
A probablidade para que esse "milagre" se repita muitas vezes é muito grande.

Isso não é fé é pensamento positivo.

Outro Exemplo:

Se alguém crer, muito, que vai conseguir alguma coisa muito boa para sua vida, e todos os dias, ao levantar, fala: "eu conseguirei! Eu conseguirei! Eu sou um vencedor, nada pode me parar! "E derrepente consegue. Isso também não é fé, é pensamento posito, algo tipo "O segredo".
Bem essa pessoa não precisa de Deus, Ele é apenas um ser que ela crê que que existe, entretanto pouco se importa com Sua vontade.
Mas devo dizer, com tristeza no coração, que muitos cristãos tem feito isso e acreditado que estão exercendo fé biblica.


Um dos avisos do Senhor quanto ao seu retorno foi "acautelai-vos que ninguém vos engane."(Mt 24.4). Ele falou dos acontecimentos na natureza e disse: " não vos assusteis", mas quanto ao engano Ele usou a expressão acautelai-vos, tomem cuiado, vigiem, referindo-se aos falsos mestres e profetas que surgiriam.

Mas vamos agora aos dois elementos que devem ser essencial para que a nossa fé seja verdadeira e frutífera.

O objeto da fé
Disse Jesus "tende fé em Deus" (Mc 11.22)
Deus é objeto da minha fé, o alvo da minha oração. Se o alvo da minha oração for a porta que está fechada, a enfermidade que assola o meu corpo ou o vicio que está acabando com a vida de alguém, pra quem estou orando? Essas coisas jamais eles serão o alvo da minha oração, petição, súplica. Eu estou orando à Deus para que ele aja em meu favor na respectiva causa.
Não importa o tamanho da montanha, do obstáculo, do mar que preciso atravessar, minha fé está depositada em Deus e eu sei que Ele fará o melhor por mim, para mim e em mim.
Todos os enfermos curados por Jesus, enquanto Ele estava aqui na terra como homem, depositaram a sua fé nEle.

A sujeição da fé
Minha fé precisa estar sujeita a vontade do autor e consumador dela (Hb 12.2), a minha fé precisa estar em Jesus.
Uma fé que não submete-se a vontade de Deus, não é biblica, é humana e diabólica.
O principio da oração, se é que posso chamar assim, ou seja ninguém pode afastar-se dele, está em Hebreu 11.6 . " Sem fé é impossivel agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus (em oração) deve crer primeiramente que Ele existe e que é galardoador dos que O buscam". (italico e negrito meu)
Todos sabem que o significado da palavra galardoador quer dizer abençoador, presenteador.
Então é simples de entender é Ele que me dá o que preciso, a mim cabe pedir com fé.

E quanto a sua vontade? Sua vontade é soberana e o próprio Cristo nos ensinou isso. "...seja feita a Tua vontade..."(Mt 6.10)
Nem todo que me diz: Senhor, Senhor"...mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está no céu" (Mt 7.21)
Para terminarmos o que pedir em um momento de muita aflição e dor?
Lembremos do nosso Mestre no jardim, "...Pai, se queres, passa de mim este cálice: todavia não se faça a minha vontade, mas a Tua" (Lc 22.42) (negrito do autor)
Jesus não seria hipócrita de ensinar que a vontade do Pai é soberana e na hora da aflição, do problema, da angústia, exigir que a sua vontade fosse feita. Em tudo Ele foi submisso, perfeito exemplo para nós.

Um conselho, em relação a vontade deDeus, siga somente o exemplo de Jesus.

Na paz que excede todo entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário