quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Quebrando a "maldição" na familia.

A questão da maldição familiar ou hereditária, já foi tema que deixou aflitas muitas pessoas.
Mas uma rápida olhada em um ou dois textos bíblicos e duas histórias biblicas diferentes, mostrarão que esse ensino é uma falacia, uma mentira, um engano, um engano perigoso.
É um engano por que tal ensino exalta o poder das trevas em detrimento ao poder de Deus. (Diz que o diabo tem o poder de influir sobre a vida de qualquer membro da família, mesmo que este já tenha confessado a Jesus como Salvador).
É perigoso por que alguns conceitos desse ensino tornam o sacrifício de Cristo ineficiente. É crido que deve-se falar (orar, já que oração é uma conversa) para o diabo que o crente em Jesus está quebrando toda e qualquer aliança que tenha sido feito com ele de forma consciente ou inconscientemente e ainda que o crente em Jesus  rejeita toda e qualquer aliança que seus pais ou antepassados tenham feito com ele)
Leiamos o primeiro texto.
Êxodo 20: 5. Não te curvarás diante delas, nem as cultuarás, pois eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso. Eu castigo o pecado dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me rejeitam; 
6. mas sou misericordioso com mil gerações dos que me amam e guardam os meus mandamentos.  (Almeida Século 21- grifo nosso)

O castigo ou maldição diz respeito aos idolatras, ou crentes que conhecem a Palavra, mas voltam ás praticas antigas. E é Deus e não o diabo quem imprime tal castigo.

Primeira história.
Alguem pode usar a a trágica história de Davi e a profecia do profeta Natã (2Sm 12).
Sim é verdade que tudo o que o profeta de Deus falou aconteceu.
Mas não aconteceu por calamidade ou por causa do texto de Êxodo 5. Aconteceu por que o Senhor falou pela boca de um profeta.
NAO DEVEMOS TER ESSA HISTORIA COMO UMA REGRA.

Segundo texto.
Ezequiel 18: 2. Que quereis dizer, quando citais este provérbio na terra de Israel: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos é que ficaram embotados?  3. Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, nunca mais se citará este provérbio em Israel.  4. Todas as vidas são minhas, tanto a do pai como a do filho; e aquele que pecar é que morrerá.  (Almeida Século 21)

Segunda história, a do servo Jó.
Deus dá testemunho ao diabo dizendo:
"Jó 1: 8. O SENHOR disse a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Na terra não há ninguém como ele. É um homem íntegro e correto, que teme a Deus e se desvia do mal. (Almeida Século 21)

Com essa testemunho dado não pela boca do homem, mas de Deus, acredito que não era para os filhos de Jó morrerem de forma tao dramática e sim para eles serem muito abençoados (se levarmos em conta obtexto de Êxodo 6, pois era a primeira geração de Jó.

Por que aconteceu?
Aconteceu, por que Deus quis e permitiu que acontecesse.
Quantos servo de Deus, homens piedoso, não têm enfrentado árduas batalhas pela libertação de seus filhos? Ora era pra Êxodo 6 se cumprir, por mil gerações.

Embora existam muitos outros textos e historia bíblicas para refutar esse engano maligno, para remos por aqui, pois o objetivo é mostrar o que a Biblia nos ensina.

Quebre a maldição no teu lar
  1. Amando e honrando teu cônjuge (EF 5.25; Cl 3.19; 1Pe 3.7)
  2. Não provocando a ira dos teus filhos, mas mantendo tua autoridade sobre eles (Ef 6.4; 1Tm 3.12)
  3. Cuide de suas finanças, o diabo não toca em tuas finanças, pare de dar desculpas a tua falta de controle.

Os espíritos imundos podem escravizar o homem nos mais variados vícios e doenças e só Jesus pode libertá-lo e curá-lo. Mas se eu não me alimento como convem, mesmo sabendo que isso fará mal ao meu corpo, como posso depois colocar a culpa no diabo?
Se eu gasto mais do que ganho, evo culpar o "devorador"?

Não Culpe o diabo por tua falta de controle e temperança.

Gálatas 5: 19,20,21.
As obras da carne são evidentes, a saber: imoralidade, impureza e indecência;  idolatria e feitiçaria; inimizades, rivalidades e ciúmes; ira, ambição egoísta, discórdias, partidarismo. e inveja; bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a essas, contra as quais vos previno, como já vos preveni antes: Os que as praticam não herdarão o reino de Deus.   (Almeida Século 21)
Muitas dessas ações humanas são creditadas ao diabo, mas se olharmos o texto veremos que são carnais e não espirituais.

Deus que libertar tua família de sua grosseria, da tua  falta de controle financeiro, das tuas brigas sem motivo, da falta de amor e perdão.
Vigie nas suas palavras, nas suas atitudes e com certeza toda " maldade çao" se desfará.

Se arrependa do mal que você mesmo está causando a tua família .

E tua familia será uma bênção.

Na Paz que excede todo entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário