quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Sindrome dos direitos do Reino

“Venha a nós o teu Reino...”, essa frase me lembra minha infância.

Quando eu desejava algo de minha mãe e não havia contrapartida, ela costumava dizer: “Contigo é só venha a nós... Vosso reino e tua vontade necas”

É o que tem acontecido com algumas pessoas que pregam o triunfalismo e a prosperidade não bíblica e outras coisas ditas “direito dos súditos” ou “direito dos embaixadores”.
Se por ventura acharem que a vontade de Deus é contrária as suas reivindicações eles exigirão seus direitos e usaram ainda o argumento de que são dizimistas fiéis e ofertantes voluntários e por isso têm o direito de ter.

E quanto a vontade de Deus? Bem, eles não querem nem saber.

Síndrome é um conjunto dos sinais e sintomas que caracterizam determinada condição ou situação.
Então, vejamos alguns dos sintomas:

Não aceita nenhum tipo de situação difícil. Diferente do que a Biblia diz de Paulo (ll Cor 11.24-27).
Não aceita um não de Deus. Diferente do que Deus disse para Paulo (ll Cor 12.7-9).
Se alguém adoce, está em pecado. Direferente do que aconteceu com Timoteo filho de Paulo, na fé  (l Tim 5.23).
A sua vida é vitoriosa e sem problemas. Diferente do que Jesus disse (Jo 16.33).

“Se você é um súdito do Reino de Deus, você não precisa se preocupar com nada, o Rei tudo providenciará para você.”
“Se você é um embaixador de um país, você não precisa se preocupar com nada, o país que você representa lhe dará de tudo.”

Mas o que é o Reino de Deus?

Bem a Bíblia diz que Ele não é comida e nem bebida... "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." (Romanos 14 : 17)
Ela também diz que ele não se fundamenta em palavras, mas em poder "Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder." (I Coríntios 4 : 20)

A máxima aqui é:
O Reino de Deus não consiste em fartura de bens, boa saúde e muito menos na beleza das palavras, mas em poder, justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

Lembro-me agora quando o SENHOR Jesus propôs uma pergunta aos fariseus, os quais murmuravam por haver ele dito “teus pecados estão perdoados” (Mt 9.1-8)
Jesus pergunta a eles qual era o mais fácil dizer ou fazer? Logo em seguida Jesus prova que o Reino de Deus estava entre eles porque Ele podia dizer e fazer. Aleluia!
A maioria dos pregadores dos “direitos dos súditos ou dos embaixadores” esquecem-se que como súditos e ou embaixadores não temos somente direitos, temos também  nossos deveres e obrigações.

E se o embaixador não desempenhar bem o seu papel representando o seu país ou reino, causando escândalos, receber ou pagar propinas em busca de benefícios próprios, logo receberá um memorando ou portaria convidando-o a voltar ao seu país e perderá com isso a chancela de embaixador.
Se o súdito não obedecer a ordem do seu rei e maltratar seus conservos, abusar de alguma autoridade a ele conferida, agir com injustiça, não deixará de ser súdito, mas por certo irá para a masmorra.

Decidi de última hora colocar o texto e coloquei em itálico alguma palavras só para deixar mais clara a situação.

Vamos ler esse texto e termino por aqui.

Está em Mateus 24.45-51

“Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?
Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.
Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.
Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá;
E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.”

Na Paz que excede todo entendimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário