sábado, 12 de fevereiro de 2011

Fugir às vezes ajuda

Enfrentar alguns problemas nem sempre é a solução, digo nem sempre por que às vezes é bem melhor fugir do que encarar algo, que sem a ajuda ou orientação do SENHOR, não poderemos vencer.
"Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo." (I Coríntios 6 : 18).

Sabemos que existem situações na vida que é bem melhor encarar o problema, nem que dele saiamos machucados, quebrados, quase sem vida, o certo é que sairemos com uma maior experiência e um maior conhecimento de determinada situação.
Se uma pessoa que tem tino empresarial se acomodar logo ao primeiro fracasso, nunca poderá desenvolver suas habilidades inatas ou adquiridas, ou seja, as habilidades no ser humano precisam ser fortalecidas e nada pode produzir maior robustez ao conhecimento do que a experiência "O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força." (Provérbios 24 : 5)

Se uma empresa contrata um recém formado, o conhecimento desse contratado será testado em campo, e passará de teórico à prático e conhecemos o velho ditado “com a prática vem a perfeição”.
Por isso às vezes devemos enfrentar alguns problemas de frente, mas em outras é bem melhor fugir.

Estou escrevendo esse texto pensando em um momento da vida do profeta Elias, e como muitas pessoas, pregadores às vezes o criticam pela sua atitude, digamos, "covarde" (l Rs cap. 19). Mas Elias estava certo em fugir.
Ora o que ele fizera no Carmelo, foi direcionado pelo SENHOR e por isso obteve uma retumbante vitória, contudo ao receber a noticia da ameaça de Jezabel contra sua vida ele não bancou o “super crente”, fez o que um instinto de sobrevivência de qualquer homem exigiria, fugiu.
Quantos cristãos não têm sido derrotados pelo fato de confiarem que porque venceram a batalha anterior a próxima já está no papo? Pedro, o apóstolo, talvez tenha gabado-se em seu coração por causa do elogio do SENHOR sobre quem o havia revelado ser Ele, Jesus, o Cristo o filho do Deus vivo. Veja o texto em:(Mateus 16.13-18).
Simão acreditou nas palavras do Mestre e na oportunidade seguinte não vigiou e deu ouvidos a Satanás.
"E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens. (Mateus 16.22,23)

É, isso aconece com os apressadinhos.

O que teria acontecido ao profícuo ministério de Paulo se ele tivesse dito “eu enfrentarei esses homens de Damasco, pois o SENHOR me disse que eu pregaria aos reis e assim será”?
Teria morrido cedo.
Mas ele teve outra mentalidade “E, tendo passado muitos dias, os judeus tomaram conselho entre si para o matar. Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo; e como eles guardavam as portas, tanto de dia como de noite, para poderem tirar-lhe a vida, Tomando-o de noite os discípulos o desceram, dentro de um cesto, pelo muro.” (Atos 9.23-25).

No entanto, houve um dia em que ele, Paulo, decidiu enfrentar o perigo de frente veja esse texto: “E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo; E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. E, ouvindo nós isto, rogamos-lhe, tanto nós como os que eram daquele lugar, que não subisse a Jerusalém.
Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. E, como não podíamos convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor.” (Atos 21.10-14)
Todos sabemos o que aconteceu em seguida, quatro cartas (Filipenses, Colosenses, Éfesios, Filemom) que alguns estudiosos julgam ser o valor teológico dessas cartas escritas na prisão superiores a todas as outras exceto, claro, Romanos. Ele enfrentou o problema, o perigo, direcionado pelo SENHOR.

Peçamos sempre a Deus sabedoria ao tomarmos alguma decisão.
Diante da sabedoria de Deus somos totalmente imaturos, crianças, mas com Ele nos orientando a vitória é certa, não importa como a batalha comece, a vitória é nossa pelo sangue de Jesus!

Na Paz que excede todo entendimento.

Um comentário:

  1. - quando me deparei com esse texto lembrei-me de um sonho que eu tive foi assim: sonhei que eu estava numa casa muito grande, e que tinha muita gente, aparentemente todos gostavam de mim e do meu jeito, até que num certo momento eu me vi preparando uma carne de porco, lembrando, que nesta casa havia um conselheiro e um punidor,o conselheiro me ensinava algumas coisas que se eu não cumprisse o punidor me corrigia, mas quando eu preparei a carne de porco todos da casa não quizeram comer da carne porque diziam, que era imunda, mas eu não concordei então eles chamaram o conselheiro que tentou argumentar e me convecer, mas sem êxito. foi aí que ele partiu pra cima de mim querendo me bater - o que era um meigo conselheiro se tounou em segundos, um monstro atemorizador, literalmente, eu lutei muito com ele numa batalha corporal, e o venci, com isso veio o punidor o qual eu nunca tinha visto e se apresentou para mim como um mosntro pior que o outro, eu vi em seu rosto que ele não me deixaria viva e que ele eramuito forte e eu não seria capaz de vencelo, foi então que resolvi fugir ao invés de lutar.
    quando eu acordei pedi ao Senhor Deus que ele me desse a interpretação, Eo senhor falou claramente ao meu coração que existe circunstãncias em nosas vidas que aparentemente nos aceita como somos, mas haverá um momento que em que elas tentarão mudar nossas convicções porém quando não conseguirem vão querer nos matar, mas nem sempre nós, devemos lutar, e sim fugir para que não morramos, não por medo mas por estratégia, porque se fugirmos por medo Deus não se agradará, mas se fugirmos por estratégia em Deus Ele reverterá a situação ao nosso favor.
    O Senhor Jesus lhe abençoe.

    ResponderExcluir