quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Fraquezas,quem não tem?


"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;" (I Pedro 5 : 8)

Uma coisa é muito certa, nossas fraquezas nos acompanharão até o fim de nossa vida, nesta terra, seja ela finda pela morte a qual todos os homens estão sujeitos (Hebreus 9.27), ou pelo processo do arrebatamento do qual somente os santificados pelo Senhor participarão (l Tess 4.17).

"E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória." (I Coríntios 15 : 54). Esse é o texto que exemplifica nossa situação, nosso corpo é corruptível, mortal, nossa mente é falha, débil sujeita a ceder à tentação, aos desejos de nossa carne.

O corpo de Jesus era fraco, sujeito as intempéries desta vida. Ele não poderia viver sem oxigênio, sem comida, sem água, sentia cansaço, frio, calor era um corpo humano, neste caso, posso afirmar, cem por cento humano, mas sua mente era pura, maus pensamentos, não passavam por ela, um pensamento adúltero? Nem pensar. Um desejo homicida? Jamais. E um desejo de vingança? Em hipótese alguma. Sua mente nunca, jamais cedeu ao pecado “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” (Tiago 1.13-15). (Negrito meu)

São as fraquezas que nos tornam humanos, é por isso que a Cristologia afirma que Jesus possuía nossas fraquezas, isso o torna verdadeiro homem, e por ser verdadeiro Deus nunca cedeu a elas. Veja esse texto "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado." (Hebreus 4 : 15). (grifo nosso)

Ter fraquezas não significa que minha vida será de constantes fracassos, no que diz respeito a santidade exigida pelo Senhor, quem pensa assim ainda não entende que é pela nossa fraqueza que alcançamos a força de Deus. A fraqueza em si não é pecado, o pecado está em ceder a elas “... Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência...” (Tiago 1.14,15)

O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado! Sim, isso é a mais pura verdade, mas não pode remover nossas fraquezas, elas, como foi dito acima, nos acompanharão até o final de nossa vida neste mundo.
O homem é fraco por e em sua natureza, apesar da presença do Santo Espírito em nossas vidas, continuamos fracos, débeis, sujeitos a voltar ao erro outrora cometido.
Não, não fique triste! Em Deus faremos proezas! ALELUIA!
E sabendo disso muito mais me esforçarei e a graça de Deus me sustentará. "Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado." (I Coríntios 9 : 27)

Ter uma fraqueza não quer dizer necessariamente que temos pecado, ou que por ela existir em nós viveremos uma vida de pecado. Na harpa cristã há um hino (75) cuja primeira estrofe diz: “Tentado não cedas, ceder é pecar, melhor e mais nobre será triunfar".
"Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
(Tiago 1.12)

A Palavra de Deus, quando nela meditamos, traz lume à fraqueza, ou seja, ela nos revela essas fraquezas nos ensinando como dominá-las, e a vivermos uma vida sem cedermos a ela ou elas. A fraqueza não está no ser humano para sua queda ou perdição, pelo contrário está em nós para que por ela nos cheguemos humilhados diante do Senhor e confessemos: “Senhor, perdão sou fraco. Ajuda-me Senhor, pois Tu és forte.”
A fraqueza está em nós. E sempre, no que diz respeito a esta vida, estará, para que o poder de Deus se aperfeiçoe.
E nisso glorificamos a Deus e envergonhamos nosso adversário, Satanás, que apesar de fracos, falhos, tudo vencemos em Cristo Jesus, ou nas palavras do apóstolo Paulo, tudo podemos naquele que nos fortalece.
Assim, para você que se sente o pior dos seres humanos por causa de suas fraquezas, deixo a palavra do Senhor a Paulo quando orava “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” (ll Cor 12.9a). (grifo nosso)


Na paz que excede todo entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário