sexta-feira, 16 de julho de 2010

O mundo dá voltas, então é bom semear


"Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão". (Lc 10.33)

Nossa vida é tão cheia de altos e baixos que muitas vezes, e quando digo muitas, são muitas mesmos, estamos no alto mas o coração, o pensamento, está lá embaixo, quando não, estamos lá embaixo mas o coração está lá no alto. Mas por que isso acontece? Por que somos pegos, digamos, de surpresa? (Alguns até hoje não percebem isso).
Lembro-me de uma frase; "o mundo dá muitas voltas", porém fico pensando; quem consegue sentir as voltas que o mundo dá? E não somente isso, mas quem tem aprendido com essas voltas?
Essas voltas são realmente muito rápidas, não sentimos porque estamos na terra, ou seja no planeta, e por ser um movimento constante, blá,blá,blá, a força da gravidade nos impede de sair voando por aí.
E é por não sentirmos as voltas que o mundo(planeta terra) dá, estou me aproveitando da frase ou ditado popular, podemos cometer esses equivocos de pensamentos.
Na parábola do samaritano, alguns usam somente a pessoa do homem que descia de Jerusalém eles dizem: " Ah, ele padeceu porque descia da presença de Deus, da casa de Deus , etc. Se ele não tivesse descido isso nunca aconteceria."
Mas eles se esquecem que um sacerdote e um levita (homens de alta posição na casa de Deus) também desceram e nada aconteceu com eles, então por favor não vamos forçar demasiadamente o texto colocando a culpa de ter sido roubado e espancado e deixado quase morto no pobre homem que descia, talvez voltando de um árduo dia de trabalho, querendo encontrar sua familia é bem provável que ele fizesse isso toda semana.
O que aconteceu com aquele homem poderia ter acontecido com ele (comigo ou com você) subindo pra Jerusalém, não é? Mas o que Jesus queria ensinar é que não podemos deixar prá lá as coisas que acontecem ao nosso redor, contudo quase sempre viramos o rosto sem semear uma única semente de esperança. "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." (Tg 4.17). Não precisamos conhecer alguém para fazermos o bem, é bom até que seja desconhecido mesmo.
Então, da próxima vez que avistarmos um mendigo, um aleijado pedindo esmolas ou qualquer outra situação semelhante a essas, as quais as voltas que o mundo dá nos fazem encontrar, com digamos assim, certa frequência, não é preciso darmos dinheiro(só se quiser, risos), afinal existem os ladrões da boa fé, mas se andarmos com um folheto biblico, ou algo assim, podemos dar a eles, ou seja semearmos neles, todas as vezes que por eles passarmos a semente incorruptível.

Na paz que excede todo entendimento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário