quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

As cores e as luzes do natal.

Num céu estrelado nos campos aos arredores de Belém um grupo de pastores tomava conta do rebanho e de repente um anjo aparece dá-lhes a Boa nova e logo após a mensagem vem o louvor dos anjos: “Gloria à DEUS nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade.”

Essa é a época do ano onde a grande maioria das cidades se enfeita e se ilumina. São as “luzes e a cores do natal”.
Árvores e enfeites de natal vendem “no balde”. Tudo isso é natal e a boa nova são os preços das mercadorias.
As lojas ficam enfeitadas com as cores de natal, alguns vendedores e atendentes e outros profissionais em seu ambiente de trabalho usam aquele gorrinho vermelho, parecido com aquele que o “bom velhinho” usa.

E por falar no “bom velhinho” são tantos espalhados pelas lojas e estabelecimento comerciais, atraindo a atenção das crianças e dos adultos, eles se deixam fotografar, alguns até dão autógrafos.
Não entrarei no mérito de que alguns desses aproveitam a época para saciarem seus sórdidos desejos por crianças.


Nesse tipo natal os pobres de espirito, não aqueles dos quais Jesus fala em Mateus capitulo cinco. Não, esses não. Refiro-me aos pobres de conhecimento e reconhecimento, aos pobres de humildade, daqueles que furtam ao pobre, necessitado e às viúvas, os pobres que se acham ricos, mas na verdade são, no dizer do SENHOR, miseráveis, pobres, cegos e nus.
Esses nessa época tentam lavar sua consciência, a mesma que ora os acusam, ora os defendem (Rm 2.15) doando certo percentual dos lucros às obras de caridade.
Nesse tipo de natal a árvore símbolo não é a Videira e muito menos a Oliveira e um pinheiro, um detalhe é que aqui no nosso país, se não estou enganado, não usamos um pinheiro de verdade, elas são de plástico. Já na América do Norte elas são originais. Mas, não vou me prender a mitologia e nem aos “acredita-se” de muitos sites.

Concordo com a comemoração do Natal em nossas igrejas, mas que ela não venha misturada com as cores e luzes do mundo, digo os pinheiros enfeitados (árvores de natal), bolinhas coloridas, até um papai Noel eu já vi pendurado em uma igreja dita cristã.

Se vamos abrir nossas igrejas na noite de Natal que apresentemos o verdadeiro significado do Natal para os visitantes. Que eles não fiquem admirados pelos enfeites, cores e luzes em nossas igrejas, mas que venham ser impactados por uma mensagem poderosa e ungida e pelos hinos espirituais. Que tenha peças e jograis, mas que esses não substituam a mensagem. Que a peça não seja a mensagem, que se pregue a poderosa Palavra e seja transmitido que o maior presente dado a nós não foi dado pelo Papai Noel. Quem nos deu foi o Papai do Céu. E o presente de DEUS pra nós (Jesus) também deu de presente o seu precioso sangue.

Então, nesse Natal e nos outros que a beleza das cores e das luzes não ofusquem a verdadeira mensagem “DEUS amou tanto o mundo que o presenteou dando o seu único filho”.

Na Paz que excede todo entendimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário