quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Calma, tenha paciência!


“Na vossa paciência possuí as vossas almas.”( Lc 21.19)

A paciência antes de tudo é um fruto do Espirito "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade(paciência), benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." (Gálatas 5 : 22) em tudo isso que lemos precisa existir sua manifestação.
Se ela é fruto do Espírito, ela é um dos atributos comunicáveis de Deus, não é um dom, não existe o dom da paciência. Os dons são uma manifestação espiritual e os frutos, uma manifestação comportamental. O dom não cresce, não desenvolve, se você tem o dom de curar, você o recebeu e pronto e assim é com qualquer outro dom ele é aquilo que você recebe. Junto com ele pode ser manifesto outro dom, digamos ao dom de curar, a profecia, ou operação de maravilhas.
Mas a paciência ou um coração paciente essa precisa ser desenvolvida, aperfeiçoada e ela tem uma qualidade inata, a perseverança calma.
A paciência é um fruto, e como o fruto advém de uma árvore, abriremos aqui um parêntese sobre as árvores simbolizando, ou representando os homens.

"E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo." (Mateus 3 : 10)
"Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus." (Mateus 7 : 17)
"Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons." (Mateus 7 : 18)
"E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam." (Marcos 8 : 24)

Paciência é a virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti." (Isaías 26 : 3).
É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que você irá conseguir o que quer. De ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade.
Quando tudo está indo do jeito que queremos é fácil demonstrar paciência, o verdadeiro teste de paciência se apresenta quando nossos direitos são violados, quando somos ridicularizados por causa da nossa fé. Alguém já disse que impaciência é uma ira justa, contudo o apóstolo Paulo nos diz: "Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos." (I Tessalonicenses 5 : 14).
A paciência revela nossa fé no fato de que Deus sabe qual o melhor tempo para tudo e que Ele é onipotente e amoroso.
Colossenses 1:11 nos diz que somos fortalecidos,”segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo”
“Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca” (Lamentações 3:25).
“Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso” (Tiago 5:11).
Abraão também foi paciente: “E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa” (Hebreus 6:15).
Deus está trabalhando a seu favor, tenho certeza.
Mas você diz: “não vejo nenhuma luz no fim do túnel”.
É claro que não! Isso pode lhe apressar a caminhada, criar ansiedade no seu coração. A única coisa a fazer é esperar com paciência no Senhor.

Na paz que excede todo entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário