quinta-feira, 16 de maio de 2013

O hábito de "dizer' glória a Deus.

Você tem o hábito de dizer glória a Deus ou sua adoração é espontânea?
Muitos cristãos criam hábitos que às vezes em nada contribuem para sua edificação espiritual, são apenas palavras vazias em sua essência.

No curso de qualificação de obreiro que, pela graça de Deus, ministramos há alguns dias nos vimos em uma situação na qual tivemos que explicar porque não é bom quando o obreiro, tem o hábito de dizer, (isso mesmo, dizer, não dar) repetidas vezes, glória a Deus, aleluia" durante sua pregação.

O que temos visto é que muitos obreiros que por não possuírem uma boa preparação para estarem no púlpito pregando a Palavra de Deus, acabam por criarem esses hábitos não muito saudáveis.

Alguns chamam, pejorativamente, atitudes como pedir que a igreja se levante, se sente, que o irmão cutuque o outro,  , de "encher linguiça". Mas temos também no púlpito, obreiros pouco qualificados que têm o hábito de dizer "glória a Deus! Aleluia!" em face de qualquer desgraça.
Por exemplo: "irmãos, naquele acidente que vimos na televisão, onde muitas pessoas morreram 'glória a Deus, aleluia', a maioria foi para o inferno 'glória a Deus, aleluia'".

Dizem (e não duvido de que seja verdade) um traficante do bairro morreu e o pregador, sem saber que a mãe do mesmo estava na igreja, (levada a muito custo pelos irmão para receber uma palavra da parte Deus) foi obrigada a ouvir, que o seu filho era um desgraçado (por que não tinha a Graça de Deus) e foi para o inferno e o pregador ainda diz com aquela voz de pregador "avivalista": "graças a Deus menos um instrumento de satanás, gloria a Deus, aleluia".

Lembram-se do ditado "o hábito não faz o monge"?
Não é bom o hábito de dar glória a Deus, não é bom mesmo!

O ato de darmos glória a Deus deve ser espontâneo,  totalmente voluntário, racional (Rm 12.1).

Hábito é algo que você aprende e repete frequentemente sem pensar como deve executá-lo (dicionário online de portuguesa). (grifo nosso)
Ainda segundo a psicologia é "modalidade motriz da memória que se manifesta na forma de actividades facilitadas pela sua repetição"(www.dicionarioinformal.com.br). (grifo nosso)

Ora se o hábito é  um comportamento inconsciente, que resulta da repetição frequente de certos atos, não devo tê-lo no que diz respeito a minha adoração. ela é voluntária, sacrificial, perene, e acima de tudo racional. 

Lucas 1.45,47 fala-nos de alma e espirito (sentimento e racionalidade), então como glorificar a Deus "no automático"? Nunca. jamais! 

Prepare-se para pregar, mantenha sua mente tranquila, confie em Deus, busca d'Ele a mensagem para o povo, atualize-se e Deus com certeza irá usá-lo muito mais e com mais eficiência, "Glória 
à Deus! Aleluia!

Na Paz que excede todo entendimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário