sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Abençoada por abençoar

Quando estava relendo a história de Eliseu (1 Reis 19.19 a 2 Reis 1-13) deparei-me novamente com a história da mulher, rica, de Suném e percebi, mais uma vez, como somos abençoados quando fazemos o bem a um servo de Deus.

O profeta passa, por Suném e encosta em sua casa e ela o constrange a fazer uma refeição o que Eliseu aceita de bom grado, o que acabou por se tornar algo frequente e agradável a família e ao profeta e seu servo Geazi.
Não sei se ela viu o profeta orando, afinal era costume desses homens de Deus orar três vezes ao dia, ou ouviu Geazi contando as grandes obras do profeta e como Deus o usava, o certo é que ela chegou a uma conclusão acerca de Eliseu “é um santo homem de Deus”.
A história conta que ela decidiu fazer uma obra de alvenaria, um quarto para ele e o mobiliou com uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro.
Achei tudo muito sugestivo
Uma cama – nos traz a memória descanso, repouso, etc.
Uma mesa e uma cadeira – reunião, conversa, etc.
Um candeeiro – Luz, claridade, ausência de escuridão.

Depois disso desenrola-se uma historia fantástica na vida daquela família e de Eliseu.
O filho profetizado nasce, morre, revive.  Isso tudo está descrito em 2 Reis 4.8-37.

Contudo o que vemos a partir do capitulo 8 do mesmo livro é que Eliseu não se esquece daquela que o tem abençoado com alimentação e pousada e orienta-a a sair daquelas terras por causa de uma grande fome que irá durar 7 anos. Ela atende o profeta sem questionar, afinal ele é “uma santo homem de Deus”. A mulher deixa todas as suas posses e vai embora...

A restituição
O rei estava falando com Geazi acerca das grandes obras de Eliseu, então Geazi fala da morte e ressurreição de um morto, quando a mulher clama pelo favor do rei, o qual ouve dos seus próprios lábios tudo o que acontecera e lhe restitui tudo o que é seu por direito.

É uma história muito bonita e pode acontecer conosco se aprendermos a abençoar aos outros principalmente os servos de Deus.

Sabe, às vezes queremos ser abençoados por Deus, na casa, na família, nos bens, mas não fazemos nada pelo nosso próximo.

O Natal está chegando,...

Na PAZ que excede todo entendimento.