quinta-feira, 16 de maio de 2013

O hábito de "dizer' glória a Deus.

Você tem o hábito de dizer glória a Deus ou sua adoração é espontânea?
Muitos cristãos criam hábitos que às vezes em nada contribuem para sua edificação espiritual, são apenas palavras vazias em sua essência.

No curso de qualificação de obreiro que, pela graça de Deus, ministramos há alguns dias nos vimos em uma situação na qual tivemos que explicar porque não é bom quando o obreiro, tem o hábito de dizer, (isso mesmo, dizer, não dar) repetidas vezes, glória a Deus, aleluia" durante sua pregação.

O que temos visto é que muitos obreiros que por não possuírem uma boa preparação para estarem no púlpito pregando a Palavra de Deus, acabam por criarem esses hábitos não muito saudáveis.

Alguns chamam, pejorativamente, atitudes como pedir que a igreja se levante, se sente, que o irmão cutuque o outro,  , de "encher linguiça". Mas temos também no púlpito, obreiros pouco qualificados que têm o hábito de dizer "glória a Deus! Aleluia!" em face de qualquer desgraça.
Por exemplo: "irmãos, naquele acidente que vimos na televisão, onde muitas pessoas morreram 'glória a Deus, aleluia', a maioria foi para o inferno 'glória a Deus, aleluia'".

Dizem (e não duvido de que seja verdade) um traficante do bairro morreu e o pregador, sem saber que a mãe do mesmo estava na igreja, (levada a muito custo pelos irmão para receber uma palavra da parte Deus) foi obrigada a ouvir, que o seu filho era um desgraçado (por que não tinha a Graça de Deus) e foi para o inferno e o pregador ainda diz com aquela voz de pregador "avivalista": "graças a Deus menos um instrumento de satanás, gloria a Deus, aleluia".

Lembram-se do ditado "o hábito não faz o monge"?
Não é bom o hábito de dar glória a Deus, não é bom mesmo!

O ato de darmos glória a Deus deve ser espontâneo,  totalmente voluntário, racional (Rm 12.1).

Hábito é algo que você aprende e repete frequentemente sem pensar como deve executá-lo (dicionário online de portuguesa). (grifo nosso)
Ainda segundo a psicologia é "modalidade motriz da memória que se manifesta na forma de actividades facilitadas pela sua repetição"(www.dicionarioinformal.com.br). (grifo nosso)

Ora se o hábito é  um comportamento inconsciente, que resulta da repetição frequente de certos atos, não devo tê-lo no que diz respeito a minha adoração. ela é voluntária, sacrificial, perene, e acima de tudo racional. 

Lucas 1.45,47 fala-nos de alma e espirito (sentimento e racionalidade), então como glorificar a Deus "no automático"? Nunca. jamais! 

Prepare-se para pregar, mantenha sua mente tranquila, confie em Deus, busca d'Ele a mensagem para o povo, atualize-se e Deus com certeza irá usá-lo muito mais e com mais eficiência, "Glória 
à Deus! Aleluia!

Na Paz que excede todo entendimento.


segunda-feira, 13 de maio de 2013

O que buscar em primeiro lugar?

Hoje em dia as lições e orientações dadas pela Bíblia sagrada, a Palavra de Deus, tem sido deixado de  lado em muitos corações.

Ás vezes não nos lembramos que Jesus falou do inferno para nos alertar do perigo, falou contra as riquezas e dizendo "ai dos ricos", justamente por causa de sua nocividade quando ela invade o coração.

O que pregamos hoje em nossas igrejas? Porque as prioridade tem mudado? Riqueza, fama, é a tônica da hora em muitos púlpitos  O que está acontecendo? Como orientar os novos convertidos sobre o valor da vida cristã e que a riqueza do homem não consiste nos bens que ele possui? "Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens". Lc 12:15 (grifo nosso)

Como ensinar os novos convertidos a orar, dizendo: "seja feita a Tua vontade e não a minha"? E como instruí-los a falar de Jesus (evangelizar) sem prometer nada além da vida eterna pra quem O aceitar?
Os desmando teológicos em nome de Deus tem se tornado tão frequentes que pregadores que pregam a verdade sem usar a manipulação psicológica, tanto vezes vistas nos grandes congressos e conferências, são chamados de espancadores de ovelhas ou dizem que sua mente precisa ser renovada e ainda usam o texto de Romanos (12.2), (claro fora do contexto), que diz que devemos nos transforma pela renovação do nosso entendimento, mas esses "mestres" se esquecem que antes disso está escrito "não vos conformeis" ou seja não se amoldem ao mundo, aos seus costumes, mas se transformem fiquem diferente dele.

A cada dia me surpreendo com os "papas" evangélicos, "infalíveis" e que para não perderem as ovelhas (ou será seus dízimos?) deixam de lado a sã doutrina.
Será que Paulo pregaria nesses congressos? E Spurgeon? E Moody? Não,com certeza não.
As portas estariam fechadas para eles. Porque? Por causa da comichão nos ouvidos.
Eu sei que riquezas vem da mão de DEUS, eu sei que Deus abençoa, mas onde estiver o meu tesouro ali também estará o meu coração (Lc 12.34). Em apocalipse O SENHOR Jesus diz que o povo de Laodicéia que se achava rico e sem falta de nada, não sabia que na realidade eles eram pobres, miseráveis  cegos e nus. Hoje eu diria que o povo, uma boa parte, é surdo também, e por ser surdo não ouvirá o toque da última trombeta.

Na Paz que excede todo entendimento.