quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O céu é o pódio


Quando mais jovem, em Soure (Ilha do Marajó), eu participei de algumas olimpíadas escolares, confesso que no atletismo nunca me sai bem ao ponto de ganhar uma medalha de “ouro”, o máximo que consegui foi uma medalha de “bronze”.
No salto em altura quase me machuquei seriamente, no salto em distância...(risos), bem deixa pra lá.
Era coisa muito bonita de se ver, na semana da Independência, ir a “Quadra” (quadra de esportes da cidade) ouvir os hinos das forças armadas, fazer o juramento dos jogos e preparar-nos para o desafio.
Foi lá que vi e descobri de forma, às vezes, triste que não há, no pódio, lugar para o quarto lugar.

E essa verdade todos os competidores do mundo sabem, e sabem também que por mais que se esforcem e quase cheguem lá, não há premiação para o quarto colocado. É por isso que ninguém se prepara para ficar em quarto lugar. O que todos almejam é o primeiro lugar, a tão sonhada e perseguida medalha de ouro.
O esforço que esses atletas fazem é impressionante, durante quatro anos o foco deles é a medalha de ouro nas Olimpíadas.
A ginasta Daiane dos Santos foi a melhor ginasta do mundo, mas tem uma frustração em sua carreira e agora na sua  aposentadoria da ginástica, lamenta nunca ter ganho uma medalha olímpica.

O conhecimento do esforço destes atletas me faz lembrar o texto de Paulo:
E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.”

E nós...?

O mesmo apóstolo cita em sua primeira carta aos Coríntios Cap. 9. Vs. 24, anterior ao citado acima o seguinte: Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.”

Amados nós estamos em uma Olimpíada também e diferente dessa, que ocorre a cada quatro anos, existirá recompensa para o quarto lugar, “Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.” (I Cor 3.15).

Mas, uns receberão “medalha de ouro”, outros “medalha de prata” e outros “medalha de bronze”, sim todos seremos recompensados pelo nosso esforço e de acordo com as nossas obras.
Mas também ao contrário das olimpíadas deste mundo, não há no céu pódio feito por mãos humanas. O próprio céu é o pódio e muito mais importante do que qualquer recompensa que alguém poderá receber, o maior de todos os prêmios será ver ao SENHOR como Ele é. Todos verão o SENHOR. Até mesmo quem não obtiver “recompensa” verá o SENHOR na beleza da sua santidade.

"Tributai ao SENHOR a glória de seu nome; trazei presentes, e vinde perante ele; adorai ao SENHOR na beleza da sua santidade."  (I Crônicas 16 : 29)
"Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade."  (Salmos 29 : 2)
"Adorai ao SENHOR na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra."  (Salmos 96 : 9)
Estejamos desde já fazendo o que os atletas fazem para ganhar um prêmio corruptível (o preparo, a abstinência, o sacrifício), para que possamos subir ao mais alto de todos os pódios e receber o melhor de todos os prêmios. “Estar com o SENHOR”.

Na Paz que excede todo entendimento.