terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Fora Noel!

Mais uma vez o “bom velhinho” fará sua aparição deixando as crianças de boca aberta, sonhando em receberem um abraço, ouvir de perto sua risada e ganhar um pequeno presente.
O natal traz em seu bojo além do consumo exagerado onde o “papai Noel” deixará muitas famílias endividadas, o engano para as criancinhas. A Bíblia diz "Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca."  (Mateus 18 : 14)
"Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim."  (Mateus 25 : 45)
Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.(Mateus 18.6)
Estamos ensinando nossas crianças a pedirem, fazendo uma oração, em uma carta a pessoa errada e compactuamos com esse erro.
O comercio engana, o sistema engana e as pessoas deixam-se ser enganadas.
Veja bem, o pai, a mãe, o responsável pela família compra o presente, paga pelo presente e quem leva a honra é o”bom velhinho.”
Não é bom deixar que nossas crianças acreditem nesse “bom velhinho” devemos honrar os pais, os padrinhos, os tios ou aquela pessoa de bom coração, aquela entidade que durante o ano esforçam-se para recolher doações para que nesta época do ano as crianças tenham uma pequena alegria no coração.
Mas porque manter a mentira para elas, as criancinhas? Porque não dizer que quem está lhe presenteando são pessoas, o pai, a mãe e não uma figura mítica que entra pela chaminé a meia-noite, ou desce de helicóptero? Porque não falar a verdade?
Alguém pode dizer “mas são crianças, elas precisam se apegar a alguma coisa nessa época do ano, é algo mágico”. Então porque não apresentar a realidade a elas, apresentar Aquele que está presente todos os dias do ano? Porque não ensinar as criancinhas que ele, o papai Noel, não existe? Porque não dizer a elas a verdade, que quem as está presenteando são as pessoas que realmente se importam com elas, com seu bem estar e sua felicidade?
Isaías, o profeta dito messiânico, nos diz “um menino nos nasceu e um filho nos foi dado e o principado está sobre os seus ombros e o seu nome será ...Noel? (risos) Não, o seu nome será Maravilhoso conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e Príncipe da paz.
Apresentemos as crianças o verdadeiro presenteador “quem se aproxima de Deus deve crer que Ele existe e que é abençoador dos que o buscam.”(Hb 11.6)
Na Paz que excede todo entendimento.