sábado, 26 de março de 2011

Sinais dos tempos?

Em Mateus capítulo 24 o texto bíblico nos alerta que haverá terremotos em vários lugares (Mateus 24.7), mas apesar de todo o sofrimento que esses eventos possam causar “... estas coisas são o principio das dores.” (vs 8).

Deus é o causador do terremoto? Se a resposta for verdadeira qual a intenção em matar milhares de vidas?
Se Ele não é o causador, porque permitiu essa catástrofe?

Com muito temor e tremor escrevo sobre esse assunto.

O mundo está com seus dias contados desde que Jesus proferiu estas palavras escritas no Evangelho de Mateus. Deus tem seus planos para a humanidade, Ele não é pego de surpresa, nada O surpreende, mas há um plano maior e melhor para ela o Plano da Salvação em que às vezes é necessário Ele chamar atenção para si, então permite acontecimentos.

Mais da metade dos seres humanos não conhecem ou viraram as costas pra Deus, e a Igreja apesar de seus esforços não tem conseguido alcançar a maioria das pessoas, então Ele usa a natureza.
Nada traz mais insegurança ao ser humano do que ver a força da natureza em ação.
O vento, o fogo, a água e a terra são os elementos que às vezes Deus lança mão para chamar a atenção do homem.
As mazelas sociais não tocam mais no coração do homem, não há mais misericórdia e quando ela aparece em muitos casos na realidade o que se quer é promoção.
Alguém pode ver um mendigo pedindo esmolas com um filho no colo e ainda assim não se comover. Prostituição infantil, pedofilia, assassinatos, homicídios, parricídios e matricídios, todos podemos dormir um bom sono sabendo que essas coisas estão acontecendo bem perto de nós. Fazemos uma boa refeição diariamente e jogamos fora toneladas de alimentos sem nenhum peso na consciência pelos famintos ao redor mundo.
Medicamentos fracionados para gerar milhões, mesmo as indústrias sabendo que ele em sua dose completa curaria de vez a doença, só que dessa forma não produziria lucro objetivado.

Entretanto quando a terra treme debaixo de nossos pés, quando o alerta de tornado, maremoto ou da erupção de um vulcão é dado, para onde você vai? A quem clamamos e buscamos em contrição? A Deus.
Independente do que possam afirmar alguns o SENHOR está chamando atenção para Si, e ninguém se engane Deus sempre alcança a sua meta.
Todavia, cabe a igreja trabalhar mais em prol do Reino e orar à Ele pela Sua misericórdia todas às vezes que souber que Ele permitiu que um vulcão entrasse em erupção, um maremoto inundasse uma cidade, um terremoto, ciclone, tornado ou furacão destruísse uma região.

Eu creio, o SENHOR não perde o controle dos acontecimentos do mundo. “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. (Salmos 24.1,2)


Na Paz que excede todo entendimento.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Meus sonhos, que fazer com eles?

Mather Luther King disse: “Eu tenho um sonho” e seu sonho se realizou.
Davi não realizou o seu grande desejo, construir um templo ao SENHOR.

Assim são os sonhos, podem ou não realizarem-se, alguns sonhos nunca se realizarão.
“Alguns sonhos nunca se realizarão!?” Essa frase pode ser considerada como um ato de incredulidade e por sua vez um insulto aos propagadores da Teologia da conquista (Teologia da conquista?)Sim essa é a nova onda, você recebe a unção da conquista e pronto. Essa teologia afirma, baseando-se em livros de auto-ajuda, a maioria não cristãos, que você jamais deve desistir dos seus sonhos e afirma peremptoriamente que Deus quer realizá-los. Não sei bem onde eles encontram argumentos para fazerem tal afirmativa. Estou brincando, na verdade sei sim! Tiram a idéia de textos bíblicos sendo que a mesma não resiste a uma boa exegese, ou de interpretações dos mesmos sem o recurso da boa hermenêutica, isso sem considerar que os versículos usados para essa argumentação são tirados do seu verdadeiro contexto e amalgamados os seus pensamentos.
"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;" (II Timóteo 4 : 3) (Itálico meu).
Esse sempre será o grande problema, o cerne da questão, desejar ou exigir que Deus realize os meus desejos como se Ele fosse aquele gênio da lâmpada em que Aladim só precisava dar uma esfregadinha na lâmpada e pronto ali estava ele para realizar o desejo.
Ou às vezes por dizermos que a Bíblia, a Palavra de Deus é a constituição do país celeste, o Reino de Deus, alguns acham que ela é como as várias constituições humanas que têm algumas falhas e que podem ser encontradas brechas em seus artigos para sustentar uma atitude outrora considerada reprovável.
É a nossa constituição pode possuir algumas falhas e é muitas vezes considerada por alguns ultrapassada em alguns dos seus artigos, mas ela no seu todo visa o bem estar do homem da mulher e da criança. E nisso ela se assemelha a Palavra de Deus a qual também serve de parâmetro para validar as atitudes, não mais de cidadãos terrenos, mas sim de servos submissos e fiéis diante do nosso SENHOR, seja você homem, mulher ou criança a Bíblia é o nosso manual de conduta.
A Palavra de Deus é fiel e digna de toda aceitação (I Timóteo 4:9), ela não foi escrita por vontade humana como a nossa constituição, "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;" (II Timóteo 3 : 16).
Qual devia ser o sonho de Paulo? Ele preferiu deixar os seus sonhos de lado para viver uma vida com Cristo. Vamos ler: “Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo” (Filipenses 3. 4-7). Detalhe essa carta ele escreveu-a na prisão.

Qual seria o sonho dos missionários que morreram e morrem por amor ao Evangelho e ao Reino de Deus? “E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo”. (Filipenses 3.8)

Tem tantas pessoas sonhando com casa própria, com carro novo, bom emprego, ver os filhos na faculdade, são sonhos que podem estar nos planos de Deus para sua vida ou não "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." (Jeremias 29 : 11).
Se for necessário deixar um ou outro sonho de lado ou mesmo oferecê-lo a Deus em sacrifício, faça isso, por que algumas vezes quando focamos a realização de nossos sonhos tiramos o foco de Cristo e deixamos nossos companheiros sozinhos. "Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica,..." (II Timóteo 4:10a).(itálico meu)

Sonhe, mas não tire os pés da Rocha.

Na Paz que excede todo entendimento.

quinta-feira, 10 de março de 2011

A mulher virtuosa existe!

“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” (Pv 31.10)

A sabedoria e a prudência andam juntas, são irmãs de uma grande família da qual fazem parte também a honestidade, a fidelidade, a sensatez e outras. Elas compõem um conjunto de jóias que enfeitam a mulher virtuosa.
Em uma época onde o dinheiro tem falado e tirado a honra e a virtude de muitas mulheres e feito-as chamar luz de trevas e trevas e luz, considerar o doce amargo e o amargo doce (Is 5.20) podemos concluir que o rubi tem tentado comprar ou tem suprimido a virtude de muitas mulheres. A mãe do rei Lemuel foi quem disse as palavras de provérbios capitulo 31 concernentes a mulher, ou seja, uma mulher estava orientando um homem a cerca de sua classe. Será que esses conceitos ainda são válidos hoje? Sim, com certeza.
Pois segundo a Palavra de Deus a virtude não pode ser comprada o que tem acontecido é a sua supressão. Digo isso porque o SENHOR transforma o homem velho em uma nova criatura, Ele restaura a virtude outrora perdida e faz com que uma mulher marginalizada pela sociedade e condenada por seus atos venha a ser tratada com uma mulher digna de ser honrada. Esse é o processo maravilhoso da Graça fazer com que a mulher perceba que “Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.” (Pv 31.39)

Somente a Graça do SENHOR pode fazer com que uma meretriz (Josué cap. 2) venha a ser reconhecida e fazer parte da genealogia de onde veio o nosso Salvador (Mateus 1.5).

Então, em minha humilde homenagem às mulheres digo:
Vós que já estais edificadas e firmes no SENHOR sede exemplo. E às que ainda estão longe do braço dEle digo: não vos tem faltado exemplos.

Feliz dia internacional das mulheres.


Na Paz que excede todo entendimento.