domingo, 27 de fevereiro de 2011

Cadê o sacrificio?

“Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?”

Essa foi a pergunta de Isaque à seu velho pai Abrãao e acredito, tem sido a pergunta que Deus, o Pai, tem feito à alguns de nós, seus filhos. Filhinho tenho visto o altar, o fogo, mas cadê o sacrifício?
Sacrifício, esse é um item indispensável à vida de qualquer cristão. No entanto é o ítem que mais tem faltado em muitos de nós. Paulo exorta-nos através da carta aos Romanos que o nosso corpo seja o sacrifício.
Vejamos como ele nos exorta. “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Romanos 12.1)
Mas sacrifício exige sacrifício e por isso ele, tem sido, muitas vezes, deixado de lado.
Levítico capitulo 6 versículo 13 tem sido usado em demasia pelo pregadores, ditos, avivalistas, mas porque eles só usam o verso 13? Faço essa pergunta por que tenho visto em alguns lugares, e não poucas vezes o vento partir montes e quebrar penhas, mas o Senhor não está ali (l Reis 19.11,12).
Fala-se muitas vezes do fogo, da lenha, entretanto pouco se fala da importância de colocar a minha vontade, o meu sonho, os meus planos, em fim tudo que amo sobre o altar em chamas. É, é isso que Deus deseja ver sobre o altar, minha vontade, meu sonho sendo queimado em obediência a Sua vontade. Um altar em chamas sem nenhum sacrifício nada mais é do que o tão falado “re-té-té”, desejado por muitos nos cultos.
Às vezes é bem melhor uma suave brisa com a presença do Senhor do que terremotos e ventanias com Ele distante.
Pense, o seu altar está em chamas? Se a resposta for verdadeira, Aleluia!
E o sacrifício está em dias? (Levítico 6. 8-13).

Na Paz que excede todo entendimento.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Fugir às vezes ajuda

Enfrentar alguns problemas nem sempre é a solução, digo nem sempre por que às vezes é bem melhor fugir do que encarar algo, que sem a ajuda ou orientação do SENHOR, não poderemos vencer.
"Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo." (I Coríntios 6 : 18).

Sabemos que existem situações na vida que é bem melhor encarar o problema, nem que dele saiamos machucados, quebrados, quase sem vida, o certo é que sairemos com uma maior experiência e um maior conhecimento de determinada situação.
Se uma pessoa que tem tino empresarial se acomodar logo ao primeiro fracasso, nunca poderá desenvolver suas habilidades inatas ou adquiridas, ou seja, as habilidades no ser humano precisam ser fortalecidas e nada pode produzir maior robustez ao conhecimento do que a experiência "O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força." (Provérbios 24 : 5)

Se uma empresa contrata um recém formado, o conhecimento desse contratado será testado em campo, e passará de teórico à prático e conhecemos o velho ditado “com a prática vem a perfeição”.
Por isso às vezes devemos enfrentar alguns problemas de frente, mas em outras é bem melhor fugir.

Estou escrevendo esse texto pensando em um momento da vida do profeta Elias, e como muitas pessoas, pregadores às vezes o criticam pela sua atitude, digamos, "covarde" (l Rs cap. 19). Mas Elias estava certo em fugir.
Ora o que ele fizera no Carmelo, foi direcionado pelo SENHOR e por isso obteve uma retumbante vitória, contudo ao receber a noticia da ameaça de Jezabel contra sua vida ele não bancou o “super crente”, fez o que um instinto de sobrevivência de qualquer homem exigiria, fugiu.
Quantos cristãos não têm sido derrotados pelo fato de confiarem que porque venceram a batalha anterior a próxima já está no papo? Pedro, o apóstolo, talvez tenha gabado-se em seu coração por causa do elogio do SENHOR sobre quem o havia revelado ser Ele, Jesus, o Cristo o filho do Deus vivo. Veja o texto em:(Mateus 16.13-18).
Simão acreditou nas palavras do Mestre e na oportunidade seguinte não vigiou e deu ouvidos a Satanás.
"E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens. (Mateus 16.22,23)

É, isso aconece com os apressadinhos.

O que teria acontecido ao profícuo ministério de Paulo se ele tivesse dito “eu enfrentarei esses homens de Damasco, pois o SENHOR me disse que eu pregaria aos reis e assim será”?
Teria morrido cedo.
Mas ele teve outra mentalidade “E, tendo passado muitos dias, os judeus tomaram conselho entre si para o matar. Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo; e como eles guardavam as portas, tanto de dia como de noite, para poderem tirar-lhe a vida, Tomando-o de noite os discípulos o desceram, dentro de um cesto, pelo muro.” (Atos 9.23-25).

No entanto, houve um dia em que ele, Paulo, decidiu enfrentar o perigo de frente veja esse texto: “E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo; E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. E, ouvindo nós isto, rogamos-lhe, tanto nós como os que eram daquele lugar, que não subisse a Jerusalém.
Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. E, como não podíamos convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor.” (Atos 21.10-14)
Todos sabemos o que aconteceu em seguida, quatro cartas (Filipenses, Colosenses, Éfesios, Filemom) que alguns estudiosos julgam ser o valor teológico dessas cartas escritas na prisão superiores a todas as outras exceto, claro, Romanos. Ele enfrentou o problema, o perigo, direcionado pelo SENHOR.

Peçamos sempre a Deus sabedoria ao tomarmos alguma decisão.
Diante da sabedoria de Deus somos totalmente imaturos, crianças, mas com Ele nos orientando a vitória é certa, não importa como a batalha comece, a vitória é nossa pelo sangue de Jesus!

Na Paz que excede todo entendimento.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Fraquezas,quem não tem?


"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;" (I Pedro 5 : 8)

Uma coisa é muito certa, nossas fraquezas nos acompanharão até o fim de nossa vida, nesta terra, seja ela finda pela morte a qual todos os homens estão sujeitos (Hebreus 9.27), ou pelo processo do arrebatamento do qual somente os santificados pelo Senhor participarão (l Tess 4.17).

"E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória." (I Coríntios 15 : 54). Esse é o texto que exemplifica nossa situação, nosso corpo é corruptível, mortal, nossa mente é falha, débil sujeita a ceder à tentação, aos desejos de nossa carne.

O corpo de Jesus era fraco, sujeito as intempéries desta vida. Ele não poderia viver sem oxigênio, sem comida, sem água, sentia cansaço, frio, calor era um corpo humano, neste caso, posso afirmar, cem por cento humano, mas sua mente era pura, maus pensamentos, não passavam por ela, um pensamento adúltero? Nem pensar. Um desejo homicida? Jamais. E um desejo de vingança? Em hipótese alguma. Sua mente nunca, jamais cedeu ao pecado “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” (Tiago 1.13-15). (Negrito meu)

São as fraquezas que nos tornam humanos, é por isso que a Cristologia afirma que Jesus possuía nossas fraquezas, isso o torna verdadeiro homem, e por ser verdadeiro Deus nunca cedeu a elas. Veja esse texto "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado." (Hebreus 4 : 15). (grifo nosso)

Ter fraquezas não significa que minha vida será de constantes fracassos, no que diz respeito a santidade exigida pelo Senhor, quem pensa assim ainda não entende que é pela nossa fraqueza que alcançamos a força de Deus. A fraqueza em si não é pecado, o pecado está em ceder a elas “... Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência...” (Tiago 1.14,15)

O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado! Sim, isso é a mais pura verdade, mas não pode remover nossas fraquezas, elas, como foi dito acima, nos acompanharão até o final de nossa vida neste mundo.
O homem é fraco por e em sua natureza, apesar da presença do Santo Espírito em nossas vidas, continuamos fracos, débeis, sujeitos a voltar ao erro outrora cometido.
Não, não fique triste! Em Deus faremos proezas! ALELUIA!
E sabendo disso muito mais me esforçarei e a graça de Deus me sustentará. "Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado." (I Coríntios 9 : 27)

Ter uma fraqueza não quer dizer necessariamente que temos pecado, ou que por ela existir em nós viveremos uma vida de pecado. Na harpa cristã há um hino (75) cuja primeira estrofe diz: “Tentado não cedas, ceder é pecar, melhor e mais nobre será triunfar".
"Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
(Tiago 1.12)

A Palavra de Deus, quando nela meditamos, traz lume à fraqueza, ou seja, ela nos revela essas fraquezas nos ensinando como dominá-las, e a vivermos uma vida sem cedermos a ela ou elas. A fraqueza não está no ser humano para sua queda ou perdição, pelo contrário está em nós para que por ela nos cheguemos humilhados diante do Senhor e confessemos: “Senhor, perdão sou fraco. Ajuda-me Senhor, pois Tu és forte.”
A fraqueza está em nós. E sempre, no que diz respeito a esta vida, estará, para que o poder de Deus se aperfeiçoe.
E nisso glorificamos a Deus e envergonhamos nosso adversário, Satanás, que apesar de fracos, falhos, tudo vencemos em Cristo Jesus, ou nas palavras do apóstolo Paulo, tudo podemos naquele que nos fortalece.
Assim, para você que se sente o pior dos seres humanos por causa de suas fraquezas, deixo a palavra do Senhor a Paulo quando orava “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” (ll Cor 12.9a). (grifo nosso)


Na paz que excede todo entendimento.