terça-feira, 20 de julho de 2010

E viu Deus que a luz era boa...


"E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas." (Gênesis 1 : 4)

Geralmente medo e escuridão andam juntos e não são poucas as pessoas que tem medo do escuro e andar na escuridão é um dos maiores desafios para os nossos sentidos.
Mas a humanidade tem se adaptado bem a "escuridão", o mundo tem andado em trevas mesmo sabendo que uma luz raiou há muitos anos atras. "O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou." (Mateus 4 : 16)
Mas a escuridão proporciona uma certa comodidade à muitas atitudes corruptas, imorais, indecentes. Os homens não vem para a luz para que suas obras não sejam reprovadas, mas eis que a Palavra de Deus nos diz; "Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto." (Marcos 4 : 22).
Apesar de todo o esforço dos políticos, advogados e todo tipo de profissional liberal ou lider religioso, de esconderem suas más obras elas hão de ser manifestas.
Você é movido pelas suas escolhas e elas definem você, ou seja você se torna fruto das suas escolhas nessa vida, escolha a Luz.
Quando o texto acima diz "E viu Deus que era boa a luz" não devemos entender que era algo que Ele não sabia, Ele sempre soube que a luz é boa, por isso Ele nos chamou para ser luz, "Vós sois a luz do mundo" Ele disse.
Na sua profissão você pode abençoar as pessoas.Em tudo o que você fizer deve sempre existir uma fagulha, uma pequena luz, a bondade. "Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz" (Efésios 5 : 8)
Veja por exemplo; se você estiver em um quarto de 360m2,é grande não é? Pois bem, se você estiver em completa escuridão nesse grande ambiente basta apenas que você ascenda um palito de fósforo, um pequeno palito de fósforo, e todos o verão, ou pelo menos saberão a direção da luz. Assim devem ser nossas atitudes nesse mundo de trevas.
Deus compartilhou conosco esse conhecimento, a luz é boa!
"Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém." (I Timóteo 6 : 16)

Na Paz que execede todo entendimento.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Maravilhosa Graça


"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." (Efésios 2 : 8)

Estava lendo a segunda carta de Paulo a Timóteo e me deparei com a expressão "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." que está no quarto capitulo verso sete fiquei meditando na confiança que o velho obreiro tinha em seu ser. Confesso irmãos, me emocionei. O apóstolo dos gentios "gastou", por assim dizer, sua vida com aquilo que acreditava ser a verdade.
Após ter meditado nessa palavra fiz uma oração na qual disse ao Senhor; "Se os espinhos me ferirem, se meu barco, em meio a tormenta, parecer naufragar, se a prisão se tornar o meu campo missionário, ou a doença chegar a minha casa, aos meus, faz-me crer que Tua graça me basta.
A graça de Deus queridos não é dada a nós para resolver o problema, ou saciar a fome, ou ainda impedir que o navio naufrague, ou como um antídoto contra as enfermidades, ela é dada a nós para que ouçamos a voz do Senhor dizendo."Estou aqui!"
Se o problema, a fome, o naufrágio ou a doença me fizer fechar os olhos para sempre nesta terra, eles ficaram abertos por toda a eternidade nos céus comtemplando o Senhor.
Se isso for agora, quero poder usar as palavras de Paulo: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé."

Na paz que excede todo entendimento.

sábado, 17 de julho de 2010

Oh raça...!


"Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?" (Lc 3.7)

João batista, com diz meu sogro quando se refere a uma pessoa com firmeza de caráter ou coragem o suficiente para desafiar alguém que se julgue superior ele, era um feroz. E é bem verdade que precisamos de vez em quando dessa ferocidade ou firmeza de caráter, para desafiarmos alguém a realmente provar, no que diz respeito ao reino de Deus, sobre sua decisão de seguir a Cristo.
Mateus cap 3 vs 7, diz que João viu que os que desciam ao seu batismo eram os fariseus e os saduceus, homens importantes com titulos e status perante a sociedade religiosa e politica da época, contudo isso não o impediu de chamá-los de raça de viboras. Lucas fala que ele(João batista) disse à multidão, ou seja, a todos. Entretanto Mateus faz uma separação dizendo com isso, o que João identificou no meio da multidão.
Há uma raça entrando no meio da igreja do Senhor, descendo ao batismo junto com a multidão, uma raça cheia de ideologias mundanas, status e poder politico-social, são famosos, homens e mulheres da mídia, acostumados a serem o centro das atenções, todavia glorifico a Deus que ainda existe dentro das igrejas pastores que são mais "ferozes" do que qualquer tipo de vibora ou escorpião, que chamam o povo ao arrependimento, que exorta o povo a mostrarem que seus frutos são frutos dignos de alguém arrependido.
Não temam pastores e líderes! Alguns vos chamaram de antiquados, ultrapassados, todavia isso não importa, o que importa é o que o Senhor diz a respeito de vós, sim sois conhecidos pelo Senhor como a "voz que clama no deserto".

Na paz que excede todo entendimento...

sexta-feira, 16 de julho de 2010

O mundo dá voltas, então é bom semear


"Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão". (Lc 10.33)

Nossa vida é tão cheia de altos e baixos que muitas vezes, e quando digo muitas, são muitas mesmos, estamos no alto mas o coração, o pensamento, está lá embaixo, quando não, estamos lá embaixo mas o coração está lá no alto. Mas por que isso acontece? Por que somos pegos, digamos, de surpresa? (Alguns até hoje não percebem isso).
Lembro-me de uma frase; "o mundo dá muitas voltas", porém fico pensando; quem consegue sentir as voltas que o mundo dá? E não somente isso, mas quem tem aprendido com essas voltas?
Essas voltas são realmente muito rápidas, não sentimos porque estamos na terra, ou seja no planeta, e por ser um movimento constante, blá,blá,blá, a força da gravidade nos impede de sair voando por aí.
E é por não sentirmos as voltas que o mundo(planeta terra) dá, estou me aproveitando da frase ou ditado popular, podemos cometer esses equivocos de pensamentos.
Na parábola do samaritano, alguns usam somente a pessoa do homem que descia de Jerusalém eles dizem: " Ah, ele padeceu porque descia da presença de Deus, da casa de Deus , etc. Se ele não tivesse descido isso nunca aconteceria."
Mas eles se esquecem que um sacerdote e um levita (homens de alta posição na casa de Deus) também desceram e nada aconteceu com eles, então por favor não vamos forçar demasiadamente o texto colocando a culpa de ter sido roubado e espancado e deixado quase morto no pobre homem que descia, talvez voltando de um árduo dia de trabalho, querendo encontrar sua familia é bem provável que ele fizesse isso toda semana.
O que aconteceu com aquele homem poderia ter acontecido com ele (comigo ou com você) subindo pra Jerusalém, não é? Mas o que Jesus queria ensinar é que não podemos deixar prá lá as coisas que acontecem ao nosso redor, contudo quase sempre viramos o rosto sem semear uma única semente de esperança. "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." (Tg 4.17). Não precisamos conhecer alguém para fazermos o bem, é bom até que seja desconhecido mesmo.
Então, da próxima vez que avistarmos um mendigo, um aleijado pedindo esmolas ou qualquer outra situação semelhante a essas, as quais as voltas que o mundo dá nos fazem encontrar, com digamos assim, certa frequência, não é preciso darmos dinheiro(só se quiser, risos), afinal existem os ladrões da boa fé, mas se andarmos com um folheto biblico, ou algo assim, podemos dar a eles, ou seja semearmos neles, todas as vezes que por eles passarmos a semente incorruptível.

Na paz que excede todo entendimento...